Olá Pessoal,
Hoje vamos conversar sobre algo bem prático para os profissionais de redes sociais. Independente de qualquer meta que sua empresa tenha te passado para atingir ( numero de fans, conversões de meta ou simplesmente aumento da visibilidade midiática da sua empresa nas redes sociais) você terá que tranformar as suas ações em algo documentalmente ( olha o neologismo ai geeente) comprovado.
Aí que entram as ferramentas de análise. Vou supor que você já tenha lido o meu posto sobre ferramentas para Twitter e que já tenha ouvido falar um pouco em web analytics. Vamos acelerar para a prática. A primeira coisa que você precisa saber é: O que eu irei medir? Com a ajuda do Google Analytics você pode criar um segmento dentro do seu relatório para medir o volume de impressões de página que são geradas a partir das redes sociais. Não manja? Vamos lá.
Primeiro acesse o painel principal do seu Google Analytics e procure a opção Segmentos avançados.
Abrindo a aba, você verá esse painel abaixo. Clique em Criar Novo segmento avançado.Aí que entram as ferramentas de análise. Vou supor que você já tenha lido o meu posto sobre ferramentas para Twitter e que já tenha ouvido falar um pouco em web analytics. Vamos acelerar para a prática. A primeira coisa que você precisa saber é: O que eu irei medir? Com a ajuda do Google Analytics você pode criar um segmento dentro do seu relatório para medir o volume de impressões de página que são geradas a partir das redes sociais. Não manja? Vamos lá.
Primeiro acesse o painel principal do seu Google Analytics e procure a opção Segmentos avançados.
Abrirá uma nova página. Para sabermos de quais redes sociais os usuários estão vindo para o seu site. Em Origens de Tráfego, arraste a caixinha verde Origem para Dimensão ou métrica, como mostra na imagem abaixo.
Atente para os passos a seguir. Da direita para a esquerda, na primeira seta marque exatamente a opção"Corresponde a expressão regular" para que na seta seguinte você possa inserir todas as redes sociais (bastando apenas o domínio) separadas por | para que em um unico segmento, você consiga monitorar e mensurar todas as redes, no meu caso eu inseri em Valor os seguintes termos:(Dihitt.com.br|orkut.com|twitter.com|facebook.com|twitterfeed.com|br.answers.yahoo.com|t.co)
Bom. Feito isso e apenas para critério de teste, clique em Testar segmento e depois salve e não esqueça de dar nome ao segmento, no meu caso dei o nome de "social". Volte para o painel principal do seu Google Analytics. Para compara o tráfego de todo o seu site com o tráfego gerado apenas pelas redes sociais. Marque as opções seguintes:
Depois é só selecionar a opção Visitas ( como na figura abaixo) e pronto. Seu google analytics está programado para elaborar um bom relatório comparativo de redes sociais. Dúvidas? Gostou? Acho esse tudo um lixo? Espero a sua opinião.
Um abraço a todos. e até o proximo post.
Diego Oliveira
(11)8282-6742
webdiegooliveira@live.com
@diego_oliveira
(11)8282-6742
webdiegooliveira@live.com
@diego_oliveira
0 comentários:
Postar um comentário