Olá meus amigos. Hoje vamos retomar nossa linha de raciocínio sobre internet e suas consequências. Vamos por definição dialogar sobre a difícil tarefa de se escrever na web; ou seja, no Ciberespaço...
Ciberespaço diz respeito a leitores, não a escritores. O jornalista web que cuidadosamente desenvolve uma matéria com cabeçalho, meio e fim está à mercê de internautas sedentos pro conteúdo que podem, com o poder do um mouse. Levarem seu site e/ou artigo às estrelas ou simplesmente a outro site, por não ter lido nem metade do texto.
Isto não difere de leitores de jornais impressos que scaneiam manchetes. Mas notícias na Web oferecem mais desvios e problemas. A tarefa de manter um leitor fixo ao seu texto na web, é muito mais ardua do que na mídia impressa. Com a multitude de links para outros sites e tecnologia que causa legibilidade pobre e tempo de descarga lento, pegar e manter a atenção de leitores é mais difícil online do que em jornais impressos.
Como então devemos escrever matérias para a Web? Segundo o meste Jacob Nielsen: "...Devemos escrever notícias em pirâmide invertida, com a informação mais importante no topo do texto. Ou também podemos escrever em forma de narrativa como um texto de ficção com um argumento que se desenrola do início ao fim..." Outros ainda dizem que devemos organizar matérias em cachos para o leitor clicar ou em uma tela contínua que ele possa rolar. Ou devemos criar novas formas de contar histórias para a Web.
Diego Oliveira
(91) 88546650
md.contato@hotmail.com
1 comentários:
Olá Diego,
Retribuindo a visita.
Gostei do blog!!!
Postar um comentário