O Like Power e Fan Pages regionais ~ SEO, SMO e muito de Redes Sociais

quarta-feira

O Like Power e Fan Pages regionais

Olá Pessoal,
      Até que ponto é interessante para uma fan page de uma empresa com foco regional ter um determinado número de likes em sua página? Recentemente li uma matéria sobre Por que os usuários curtem uma página do Facebook?  do pessoal do @mktdigitalblog . O que me fez pensar no título desse post. Hoje vamos conversar sobre  como uma empresa de alcance regional ( que atende a demanda apenas da cidade ou do bairro) pode utilizar as fanpages sem meter o pé na jaca.


      Não preciso gastar muitos caracteres aqui explicando e conceituando a internet, o www, o Facebook e seu nível "possível" de alcance, certo?
 
  Fan pages são diferentes dos perfis no facebook porque  o site elaborado por Mark Zuckerberg parte do pré-suposto de que empresa não tem amigos e sim fans, evangelizadores da marca, clientes e consumidores, muitos destes, prontos a defender a marca com unhas e dentes quando alguém à critica.



Por outro lado, são os primeiros a dizer o que está errado e porque, e ainda exigem resposta, de preferência em menos de 24h para não correr o risco de um simples problema com o sistema de entrega se transformar em um viral de 4min no Youtube e de lá para o mundo.Você e sua empresa não querem isso, querem?

Para a Padaria do Manuel ( empresa criativamente fictícia) ter 10.000 fans em sua página não necessariamente significa sucesso em sua estratégia. Alías, qual sua estratégia? Ficar conhecido nas proximidades da panificadora, claro.

Digamos que desses 10.000 fans apenas 1.000 sejam moradores da região da Padaria do Manuel. A grande missão estratégica agora é procurar saber o que realmente agrada ( quando o assunto é padaria) a esses 1.000 fans especificamente. 


Não que ele deva esquecer completamente os outros 9.000, mas lembre-se que o foco aqui é regional.

A pergunta que quero deixar aqui, meus amigos, e a seguinte. Caso a Padaria do Manuel venha a perder os 9.000 fans que não residiam nas suas proximidades, a empresa perde? E se perde, perde o que?

Um abraço a todos. e até o proximo post.
Diego Oliveira
(11) 8282-6742
webdiegooliveira@live.com
@diego_oliveira

4 comentários:

Evelson Bertholdo Junior disse...

Diego,

Muito interessante a questão que você levantou. Hoje as empresas estão tão preocupadas em ter visibilidade na rede que se esquecem que o foco não é a rede social e sim o seu cliente.
Conhecer o seu público, saber onde ele está, descobrir seus desejos e necessidades e a partir daí traçar estratégias para atender e estreitar o relacionamento com o seu publico alvo, são fatores de sucesso dentro e fora da rede.

Marceno Braga disse...

Um bom tema a ser discutido, sem dúvida.
Sobre a questão que levantou acho sim que a empresa perde, porque não podemos esquecer dos benefícios que possíveis compartilhamentos dos demais seguidores podem trazer para o pequeno negócio e nem da possibilidade de um dia a empresa pensar numa loja virtual. Loja virtual para padaria? Por que não? Hoje em dia não vendem apenas pães, certo?

Unknown disse...

Então pessoal,
Ja ouvi muito o termo "regionalização" e bla bla bla. Porém eu sinceramente tenho pouca fé que uma rede sociais focada em um bairro ou em unico tema, seja uma solução possível. Temos que nos agarrar a grande rede social do momento, porém... Será q o lance é focar nas comunidades e esquecer as postagens públicas?

Marcelo disse...

Legal a questão, mas acredito que a padaria em questão perca algo sim... primeiro vamos pensar, qual erro absurdo levaria essa funpage a perder tantos seguidores? E se o dono do negócio tiver uma visão mais abrangente e estiver interessado em clientes sazonais, que possam eventualmente passar na frente da padaria e decidirem provar os produtos dela porque curte no FB? Essa questão não valeria também para quem curte a funpage da Ferrari mas não tem dinheiro para comprar uma?